Dica n.º 29 - Sexta, 09.02.2001
www.paulohernandes.pro.br
 
     
 
 

O convite foi aceitado ou foi aceito?

Antes da resposta a essa questão, é conveniente abordarmos o tema em que ela se insere, o dos verbos com duplo particípio, os chamados verbos abundantes. Esses verbos possuem duas formas no particípio: uma regular, com terminação em -ado na primeira conjugação e em -ido na segunda e terceira, e outra irregular, com terminação variável. A forma regular é normalmente mais longa e a irregular, mais curta. Assim, o verbo "fixar", no particípio, apresenta-se como fixado e fixo.

O critério geral de emprego desses particípios é bastante simples:

· Particípio regular (longo) - É usado na voz ativa, acompanhado dos verbos auxiliares "ter" e "haver", como em "Você tem secado as roupas na máquina?" e "Já havíamos limpado o piso pela manhã".
· Particípio irregular (curto) - Usa-se na voz passiva, com os verbos auxiliares "ser", "estar", "ficar", "andar" e outros. Exemplos: "A roupa já está seca" e "O quarto foi limpo pela Cátia".

Observações
:
1. Usadas com auxiliares como "ser", "estar", "ficar" e outros, as formas do particípio variam em gênero e número. Assim, "O acordo foi firmado, os acordos foram firmados; a proposta foi apresentada, as propostas foram apresentadas". Já com "ter" e "haver", o particípio fica invariável: "Temos escrito muitos textos para o saite". Se disser "Temos escritos muitos textos para o saite", o significado da frase muda e passa a querer dizer que "temos prontos muitos textos para o saite".
2. Há particípios regulares que podem ser usados também na voz passiva. Assim, poderemos ler na imprensa: "O ministro foi fritado por longo tempo" e "A conta foi ocultada rapidamente da fiscalização". Lembre-se de que o particípio irregular desses verbos é frito e oculto.
3. Em alguns verbos que admitem ambos os particípios na voz passiva, uma forma é mais usual que outra conforme o auxiliar utilizado: "O reservatório está cheio", mas "O reservatório é enchido até a metade diariamente" e "A montanha está envolta em nuvens", mas "A montanha foi envolvida por forte neblina". Em outros contextos, o mesmo particípio acaba sendo empregado indiferentemente com um ou outro auxiliar: "O secretário presidencial esteve envolvido em escândalos" e "O secretário presidencial foi envolvido em escândalos".
4. Nas orações reduzidas de particípio ou participiais, usa-se apenas a forma irregular: "Aceso o lampião, os rostos apareceram" (e não "acendido o lampião") e "Findo o recesso, os deputados continuaram em campanha eleitoral" (e não "findado o recesso").

Há verbos em que só se usa a forma irregular:
Verbo
Abrir
Cobrir
Dizer
Escrever
Fazer
Pôr
Ver
Vir
Particípio
Aberto
Coberto
Dito
Escrito
Feito
Posto
Visto
Vindo

Na linguagem atual, a forma regular de três verbos já caiu em desuso: ganhado (ganhar), gastado (gastar) e pagado (pagar). Curiosamente, todas relacionadas com dinheiro.
Ah, faltou a resposta à questão-título! Pelo que você aprendeu acima, a forma a se empregar seria apenas "aceito" não é mesmo? Acontece que o verbo "aceitar" é uma das exceções à regra, de modo que o particípio aceitado também pode ser usado na voz passiva: "O convite foi aceito" ou "O convite foi aceitado".

Leia mais em:
Dicionário gramatical da língua portuguesa, de Celso Pedro Luft, verbete "Abundante".
Gramática metódica da língua portuguesa, de Napoleão Mendes de Almeida, §§ 494 a 498, inclusive e especialmente as notas, e § 698, Nota.
Nova gramática do português contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra, pp. 429 a 431.

Agora, verifique se você assimilou o conteúdo apresentado clicando aqui.

o0o